Abre a Roda e Deixe a História Entrar

Ô
abre a roda tindolelê…
Ô
abre a roda tindolalá…
(Cantiga Popular)

É nesse clima de brincadeira de roda que o Núcleo Educatho apresenta o projeto “Abre a roda e deixa a história entrar”, com cantigas de roda, parlendas e trava-línguas vamos entrar no imenso e vasto universo da nossa cultura popular. O projeto será feito com quatro atores-músicos que realizam um cortejo com músicas e danças, conduzindo os espectadores até o local onde serão narradas as histórias. Desta maneira a primeira história que estará à disposição do público será o conto: “Como nasceram as histórias” que foi escrito por Catherine Gendrin e está no livro, “Volta ao Mundo dos Contos nas asas de um pássaro” e narra à história do Criador e suas criações. Já o segundo conto pertence ao livro “O Violino Cigano e outros Contos de Mulheres Sábias” de Regina Machado e se chama, “Uma Fábula sobre a Fábula”

Como Nasceram as Histórias: 
Deus começa a criar o mundo e vai achando uma função para tudo aquilo que está sendo inventado, ele cria o conceito do amor, da morte até que um belo dia os homens o surpreendem com um pedido inesperado: que ele crie algo que faça suas crianças adormecerem e assim nascem as histórias.

Uma Fábula sobre a Fábula: 
O conto narra a história da Fábula, uma mulher livre e geniosa que decide conhecer o castelo do sultão Haroun Al- Raschid. As coisas não acontecem como a bela mulher desejou, mas mesmo assim ela não perde as esperanças de conhecer o castelo do maior sultão de todos os tempos.

 

Ficha Técnica

Equipe: dois atores e dois músico

Duração: 45 minutos

Público Alvo: acima de 03 anos