Narrações do Norte Brasileiro

Falar de Brasil é perceber a imensidão de um país multicultural e heterogêneo em todos os seus gêneros. Pensar Brasil é pensar em um mundo de ideias, culturas, ideais, histórias diferentes, mas agregadoras. Mas o Núcleo escolheu uma região específica para criar sua primeira sequencia de narrações e esta é o Norte do Brasil.

A Origem do Oiapoque: 
A índia Tarumã resolve fugir de sua aldeia para salvar seu filho da fome e da seca que seu povo vem enfrentando. Tupã, observando todo o sofrimento da indiazinha, resolve ajudá-la transformando-a em uma cobra. Mas o destino da pobre índia ainda guarda muitas dificuldades, conquistas e perdas.

A Lenda da Bacaba: 
Um pequeno indiozinho, chamado Bacaba, nasce predestinado a destruir Catamã, o espírito do mal. Depois de ter perdido sua mãe, pelo espírito maligno, Bacaba resolve ir enfrentar seu terrível destino e provoca uma enorme batalha entre o bem e o mal.

A Origem do Guaraná: 
Havia na aldeia um indiozinho chamado Alupá que era muito querido e amado por todos. Só que Jurupari, um espírito do mal, com inveja do pequeno índio, resolve armar uma cilada para ele e, disfarçado de serpente, pica o pobre indiozinho. Todos na aldeia sentem muito sua falta e Tupã resolver recompensar a aldeia com uma planta milagrosa.

O Japim Mágico: 
Quando a aldeia é tomada por uma terrível doença, Tupã manda o Japim para distrair os índios e amenizar seus sofrimentos. Todos ficam encantados com o pássaro e pedem a Tupã para deixá-lo na Terra. Só que o Japim fica muito convencido e acaba provocando a ira dos outros pássaros.

A Vitória – Régia: 
A história narra o triste amor da índia Araci pela Lua e de como este amor improvável trouxe graves consequências para a pobre moça.

O Uirapuru: 
Vamos conhecer aqui a história de duas amigas que apaixonadas pelo mesmo homem resolvem disputar o amor do valente índio. Tupã com pena da perdedora resolve recompensá-la com um dos mais belos cantos da Amazônia.

Ficha Técnica

Equipe: dois Atores e um músico

Duração: 45 minutos (duas histórias selecionadas)

Público Alvo: acima de 03 anos