
Narrações do Norte Brasileiro
Falar de Brasil é perceber a imensidão de um país multicultural e heterogêneo em todos os seus gêneros. Pensar Brasil é pensar em um mundo de ideias, culturas, ideais, histórias diferentes, mas agregadoras. Mas o Núcleo escolheu uma região específica para criar sua primeira sequencia de narrações e esta é o Norte do Brasil.
A Origem do Oiapoque:
A índia Tarumã resolve fugir de sua aldeia para salvar seu filho da fome e da seca que seu povo vem enfrentando. Tupã, observando todo o sofrimento da indiazinha, resolve ajudá-la transformando-a em uma cobra. Mas o destino da pobre índia ainda guarda muitas dificuldades, conquistas e perdas.
A Lenda da Bacaba:
Um pequeno indiozinho, chamado Bacaba, nasce predestinado a destruir Catamã, o espírito do mal. Depois de ter perdido sua mãe, pelo espírito maligno, Bacaba resolve ir enfrentar seu terrível destino e provoca uma enorme batalha entre o bem e o mal.
A Origem do Guaraná:
Havia na aldeia um indiozinho chamado Alupá que era muito querido e amado por todos. Só que Jurupari, um espírito do mal, com inveja do pequeno índio, resolve armar uma cilada para ele e, disfarçado de serpente, pica o pobre indiozinho. Todos na aldeia sentem muito sua falta e Tupã resolver recompensar a aldeia com uma planta milagrosa.
O Japim Mágico:
Quando a aldeia é tomada por uma terrível doença, Tupã manda o Japim para distrair os índios e amenizar seus sofrimentos. Todos ficam encantados com o pássaro e pedem a Tupã para deixá-lo na Terra. Só que o Japim fica muito convencido e acaba provocando a ira dos outros pássaros.
A Vitória – Régia:
A história narra o triste amor da índia Araci pela Lua e de como este amor improvável trouxe graves consequências para a pobre moça.
O Uirapuru:
Vamos conhecer aqui a história de duas amigas que apaixonadas pelo mesmo homem resolvem disputar o amor do valente índio. Tupã com pena da perdedora resolve recompensá-la com um dos mais belos cantos da Amazônia.